"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pesquisador defende que UFESBA utilize parte da sede da Ceplac


O pesquisador da Unicamp e produtor de cacau e de chocolate  no Sul da Bahia, Gonçalo Guimarães Pereira, defende que a sede local da Universidade Federal do Sul da Bahia seja instalada em parte da sede regional da Ceplac, localizada na BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna.
De acordo com o pesquisador, “existe um precedente importante. O Planalsucar (Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar) foi extinto na época do Collor, similarmente ao que aconteceu à CEPLAC. Entretanto a CEPLAC, por pressão política, foi mantida como uma organização exótica dentro do Ministério da Agricultura”. Gonçalo explica que “o Governo Federal  adotou a sábia decisão de converter os pesquisadores em professores de Universidades Federais que assumiriam a extraordinária estrutura física e acervo do Planalsucar. Hoje unidades de excelência, como a Universidade Federal de São Carlos, e todos os campi se favoreceram de forma  dessa relação”.
Geraldo Simões
O deputado federal Geraldo Simões afirma ser totalmente contrário à idéia de utilizar a Ceplac como parte da UFESBA. O desejo é de a reitoria e o campus da universidade sejam em Itabuna. “Houve uma grande mobilização para que se fizesse justiça com Itabuna  envolvendo a bancada baiana e o governador Wagner e não há sentido em levar uma parte do campus para Ilhéus”, afirma Geraldo Simões. (Informações: Blog do Daniel Thame).