A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna (AETU) está oferecendo treinamento e financiamento aos cobradores para que eles obtenham a carteira de habilitação para quem ainda não possui o documento e assim, futuramente, se tornem motoristas. O objetivo, além de valorizar os profissionais, é atender a crescente demanda as empresas de transportes coletivos por profissionais qualificados.“O ônibus é um meio de transporte que envolve milhares de pessoas diariamente, daí a necessidade dos motoristas estarem preparados para lidar com o trânsito e ter pleno conhecimento dos trajetos”, afirma o diretor da AETU, Elvis Souza. Segundo ele, “é preciso deixar bem claro para a população que o motorista só atua como cobrador nos micro-ônibus”, frisa.
Serviço
Elvis destaca que o processo de capacitação é permanente nas empresas de ônibus de Itabuna, envolvendo cobradores, motoristas e pessoal de manutenção. Outra medida adotada pela AETU, a partir deste mês, foi a equiparação salarial dos motoristas de micro-ônibus com os motoristas de ônibus, além de um adicional no ticket para quem opera os micro-ônibus.
Atualmente, as duas empresas de transporte coletivo em Itabuna, a Expresso Rio Cachoeira e a Viação São Miguel, operam com 92 ônibus, com a dupla motorista/cobrador e 20 micro-ônibus em que o motorista atua como cobrador. “Além do volume menor de passageiros, não há riscos para a segurança, já que o motorista jamais fará a cobrança da tarifa com o veículo em movimento”, garante Eustáquio, destacando que o micro-ônibus é uma opção para linhas com pouco movimento.