"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Irmãs Auxiliadoras atuam na Radioterapia da Santa Casa de Itabuna

Todas as terças, quartas e quintas-feiras a Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebe assistência especial das Irmãs Auxiliadoras da instituição. O grupo de mulheres eleitas junto à provedoria trabalha princípios cristãos e humanitários na assistência aos enfermos promovendo visitas e rodas de aconselhamento, além de prover o lanche para pacientes e acompanhantes da Unidade.
“É um trabalho muito bonito que envolve o paciente em conversas, música, evangelização e, principalmente, conforto para os enfermos, aplicando o princípio da humanização da assistência prestada pela Santa Casa de Itabuna”, declarou a presidente das Irmãs Auxiliadoras, Irmã Zélia Fonseca. De acordo com a programação estabelecida, as Irmãs Auxiliadoras se dividem em grupos para atuar nos Hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. No Hospital Calixto Midlej Filho, as ações ocorrem sempre às quartas-feiras pela manhã, enquanto no Hospital São Lucas, as atividades são desenvolvidas nas tardes das quintas-feiras. No Hospital Manoel Novaes, as Irmãs Auxiliadoras promovem as visitas sempre às quartas-feiras às tardes, além de garantir o lanche dos pacientes da Radioterapia também nas terças e quintas-feiras.
“Nas quartas-feiras, elas sempre trazem chocolate, chás, bolos e pães que eles gostam muito. Em revezamento, elas se dividem para garantir os lanches que são doados por elas próprias ou a partir de arrecadações com parceiros. Na terça-feira, o lanche é responsabilidade da Irmã Auxiliadora Sirley Vitória Leal Costa, que se disponibilizou a colaborar; já na quinta-feira, o lanche fica por conta de Reinaldo, voluntário e esposo de uma das Irmãs Auxiliadoras, Ana Maria Dórea do Espírito Santo”, relatou Irmã Zélia Fonseca. 
O Serviço de Radioterapia conta ainda com o próprio setor de Nutrição do Hospital Manoel Novaes para garantia do lanche de acompanhantes e pacientes. Nesta ação, outros parceiros também são registrados, a exemplo do grupo Boa Hora, através do proprietário e ex-paciente, Itajaí Andrade.
Mais atividades  
As Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna encerraram recentemente as atividades do primeiro semestre com um Encontro de Espiritualização realizado no Retiro de Nossa Senhora do Carmo, no Banco da Vitória. Para este segundo período do ano, diversas ações já estão em execução, entre as quais o acompanhamento às Santas Missões Populares desenvolvido pela Diocese de Itabuna.