"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Jovens Adventistas doam sangue e incentivam doação

No sábado, 17 de Setembro, jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Itabuna irão realizar um projeto intitulado “Vida por Vidas”. O projeto já acontece desde 2006 em todo o Brasil e em oito países do continente sul-americano. O objetivo é incentivar a doação de Sangue, Plaquetas e Medula Óssea. Centenas de jovens voluntários doarão sangue neste dia e incentivarão que outras pessoas doem. O projeto tem também como intuito levar conscientização sobre a necessidade da doação de sangue, medula óssea e plaquetas ao banco de sangue em Itabuna. Também é ressaltada a importância de manter uma rede de doadores em todo o país capaz de ser acionada em caso de necessidade.  

Ações Semelhantes No último sábado (03), a Igreja Santa Rita de Cássia também realizou uma campanha de doação de sangue. A campanha solidária foi em prol Santa Casa de Misericórdia de Itabuna  

Banco de Sangue Em entrevista ao Radar Notícias, a enfermeira Lígia, coordenadora de captação do Banco de Sangue de Itabuna, contou que a Santa Casa necessita de cerca de 1.400 bolsas de sangue por mês para atender todos os hospitais ligados a instituição e 120 municípios conveniados. Mas esse número não costuma ser alcançado. Homens podem doar sangue a cada 70 dias e não deve passar de quatro doações no ano. Já mulheres podem doar a cada 90 dias, não passando de 3 doações ao ano.  

Mitos A coordenadora de captação Lígia também lembra que existem alguns mitos envolvendo a doação de sangue. Ela explica que doar sangue não vicia e não altera o corpo. Ou seja, quem doa sangue não é obrigado a doar outras vezes e também não engorda e nem emagrece.