"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PRF ganha aliado no combate ao transporte irregular



Foto: Radar Notícias
Foto: Radar Notícias
Firmado há quase um ano o convênio entre a PRF – Polícia Rodoviária Federal e a  AGERBA -  Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, ganha um reforço importante. A partir de agora os veículos flagrados realizando transporte irregular de passageiros, que não regularizarem sua situação receberão uma restrição administrativa.

Foi firmado um Termo de Cooperação Técnica e de Confidencialidade entre a AGERBA e o DETRAN – Departamento  Estadual de Trânsito, que permite lançar no sistema RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), a “Restrição Administrativa”, de modo a inibir a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) para todo veículo com pendência de pagamento de multa. Ou seja, quem tiver multa pendente na AGERBA, por transporte irregular não vai conseguir licenciar o veículo até a regularização das pendências para continuar trafegando.

Além da restrição administrativa, a PRF também estará recebendo os talonários de multas para que os policiais possam extrair as notificações sem obrigatoriedade da presença dos dois órgãos, dando maior dinamismo às fiscalizações de combate ao transporte irregular de passageiros.

Tais medidas tem como principal motivador a diminuição do número de acidentes no estado, que acumula, até agosto deste ano, 6.240 acidentes, 3.396 feridos e 478 mortos. O chamado transporte “clandestino”, tem como característica, a desobediência completa às normas de trânsito e é cada vez mais comum seu envolvimento em acidentes, devido principalmente ao excesso de velocidade praticado em suas corridas, ditas “ligeirinhas”.


Nesta quinta-feira (29), a partir das 9horas, a PRF e a AGERBA farão uma grande operação no posto PRF de Simões Filho, na BR 324, Km 604.