
A violência relacionada ao tráfico de drogas na Bahia tomou repercussão internacional. Na reportagem publicada na terça-feira (30), no jornal norte-americano The New York Times, a Bahia é considerada um dos estados mais perigosos do Brasil.
Com a chamada "Assim como cresce a prosperidade no nordeste brasileiro, também aumenta a violência por drogas", a matéria evidencia o grande número de mortes e de tráfico em Salvador, além de relacionar estes fatos com um possível despreparo da região para a Copa do Mundo de 2014.
Segundo a reportagem, o nível de violência nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, diminuiu em 47% entre 1999 e 2009. No mesmo período, os casos de morte e sequestros na Bahia teriam dobrado de quantidade, tornando a região extremamente perigosa. Dada esta constatação, a matéria questiona se a cidade estaria realmente preparada para ser sede do evento esportivo daqui a três anos.
"Nós estamos há quatro anos sem homicídios em nosso Carnaval. Para mim, o preparo da polícia para a Copa do Mundo não será, de maneira alguma, um problema", se defendeu Jaques Wagner, governador da Bahia. Na oportunidade, ele ressaltou que mais de um milhão de foliões se divertem em Salvador todos os anos, com a segurança de cerca de 20 mil agentes policiais. (Informações: Bahia Notícias).