"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Regras poderão inibir crimes cometidos por motociclistas


Foto: Ilustrativa

 A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) propõe um endurecimento das regras de identificação no trânsito dos pilotos e passageiros de motocicletas diante dos crimes praticados a bordo de motocicletas, como a saidinha bancária. Embora a SSP-BA diga não dispor de estatísticas sobre os crimes cometidos pelos motociclistas, a secretaria enviou um ofício para o Ministério das Cidades, no final de julho, sugerindo alterações no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
No ofício consta que deve ser obrigatório o uso de coletes ou jaquetas identificados com o númeor de placa do veículo pelos caronas e motociclista. A proposta baseia-se na egislação de trânsito colombiana e já ajudou a reduzir crimes praticados com o uso da motocicleta. 
A SSP-BA também quer obrigar a identificação da placa nos capacetes e a implantação de um terceiro parafuso nas placas dos veículos, para impedir que elas sejam dobradas, escondendo a numeração.
Assim como quer a polícia baiana, tramitam no Congresso cinco projetos de lei que pretendem tornar obrigatória a identificação da placa no capacete do motociclista. A justificativa para os projetos é  facilitar o reconhecimento dos criminosos e a elucidação dos crimes. (Informações: A Tarde)