"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sindserv denuncia situação precária de trabalhadores na prefeitura

Foto: Divulgação/Radar Notícias

Durante visitas de rotina aos setores da Prefeitura de Itabuna, os diretores do Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna) observaram inúmeras irregularidades que vão de encontro às regras da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da legislação trabalhista do Brasil.
Segundo o e-mail enviado para o Radar, o sindicato constatou que os trabalhadores exercem as atividades sem nenhuma proteção, ficando expostos a riscos constantes. Na administração dos estádios da cidade (Adei), há uma espécie de depósito, onde são armazenados pneus sem qualquer preocupação com a infestação do mosquito da dengue. 
Os postos de saúde, por sua vez, não ficam de fora quando o assunto é precariedade nas condições de trabalho. Ainda segundo o e-mail, faltam produtos básicos para o desenvolvimento do trabalho como material de limpeza, material de escritório, papel para solicitação e impressão de exames, água mineral e encanada, cartão Bolsa Família e, até mesmo, computadores para o sistema de marcação de consultas, exames e demais procedimentos.
Por conta das condições de trabalho observadas nos diversos setores da prefeitura municipal, o Sindserv denunciou a prefeitura municipal ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Conselho Municipal de Saúde para que as devidas providências sejam tomadas.  “Durante todo este ano, estivemos reunidos com os secretários de cada setor da prefeitura expondo as irregularidades e as demandas dos trabalhadores, mas a administração municipal não demonstrou seriedade para com os trabalhadores e a população quando promete regularizar essas anomalias e não cumpre”, afirma Karla Lúcia, presidenta do Sindserv.
Posto
No posto de saúde Simão Fitterman, as salas de vacinação deve ser um ambiente salubre e com condições de segurança para todos. No entanto, os diretores do Sindicato encontraram um lugar inapropriado para sua finalidade. O forro do teto, por exemplo, está desabando e banheiros interditados.
A situação também é encontrada na sala de atendimento médico. O banheiro feminino está interditado e na cantina, o esgoto é exposto e encontra-se entupido, o que causa uma incômodo para os trabalhadores e pacientes. 

fonte: RadarNoticias