"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

IPC protocola ação na Justiça Federal contra a Ceplac

Foto:

Representantes do Instituto Pensar Cacau (IPC) estiveram na tarde desta quinta-feira (17) no Fórum da Justiça Federal, em Ilhéus, para protocolar uma ação declaratória em que responsabiliza civilmente a Ceplac pelo insucesso das suas recomendações técnicas que visavam a recuperação da Lavoura Cacaueira após o surgimento da Vassoura-de-Bruxa na Região Sul da Bahia.
 
De acordo com presidente do IPC, Águido Muniz, embora os produtores de cacau tenham dívidas com as instituições financeiras, as verbas foram obtidas para colocar em prática as orientações técnicas dadas pela Ceplac. “Foi a Ceplac que elaborou, implementou e orientou os cacauicultores a colocarem em prática o projeto por ela desenvolvido, e que não deu certo! Mesmo assim, a instituição não assume a sua responsabilidade. Queremos que esse vínculo seja reconhecido”, frisou Águido Muniz.
 
E acrescenta que nesta mesma ação existe o pedido de reconhecimento da prática de improbidade administrativa por parte da Ceplac, pelo fato da instituição ter consciência de que as práticas adotadas no Plano de Recuperação da Lavoura Cacaueira (PRLCB) não eram adequadas ao caso.
 
“Também consta no mesmo documento, o pedido para que a Justiça determine a União que traga aos autos os motivos pelos quais foi extinto e arquivado o processo administrativo que apurava a responsabilidade de funcionários da Ceplac como autores do crime de Terrorismo Biológico, fundamentado pela introdução da vassoura-de-bruxa na região”, completou Muniz. 


fonte: RadarNoticias