"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DENARC APREENDE 16 TONELADAS DE MACONHA EM TRÊS FAZENDAS

.
Dezesseis toneladas e 15 quilos de maconha, prontas para consumo e 500 gramas de haxixe apreendidas pela Polícia Civil da Bahia em três fazendas nos municípios de Cafarnaum e Canarana, entre os dias 21 e 24 deste mês foram apresentadas à imprensa, nesta segunda-feira (26), na sede da Coordenação de Operações Especiais (COE), em São Cristovão do Aeroporto.

Trata-se da maior apreensão da droga já feita no Nordeste brasileiro, segundo informou o diretor do Departamento de Narcóticos (DENARC), delegado Jorge Figueiredo, que coordenou as operações. O delegado geral, Hélio Jorge Paixão, também acompanhou a operação policial na zona rural dos dois municípios

Destinados ao abastecimento de pontos de tráfico em Salvador e localidades do Litoral Norte baiano durante o Verão, os 16 mil e 15 quilos de maconha renderiam aos traficantes, conforme estimativa da polícia, cerca de R$ 8 milhões. A droga estava acondicionada em cerca de 3 mil sacos, quase a metade deles enterrados nas propriedades rurais e cobertos com lonas. Para transportar a droga ensacada até a esse da COE, em Salvador, os policiais utilizaram um caminhão baú.

Depois de pesada, a maconha foi periciada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O diretor do Laboratório Central (LCPT), Alexsandro Fiscina, que também participou da apresentação na sede da COE ao lado comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, afirmou que os peritos do DPT constataram um alto teor de Tetrahidrocanabinol (THC) – princípio ativo da droga. A maconha será destruída mediante autorização da Justiça.

Mais de 10 mil pés da erva, com cerca de 1,5 metros de altura foram erradicados pelos policiais e incinerados nas três propriedades rurais, tendo o caseiro José Marcos Rodrigo dos Santos, 33 anos, empregado da Fazenda Boa Nova, no povoado de Alecrim, em Cafarnaum, sido preso em flagrante por tráfico e conduzido para a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin), em Irecê. Nesta propriedade foram apreendidos 10 toneladas e 440 quilos.

“Tiramos de circulação esta grande quantidade de droga que abasteceria pontos de tráfico em vários bairros de Salvador e Litoral Norte”, afirmou o delegado geral, destacando o apoio da Polícia Militar, através do Grupamento Aéreo (GRAER) para localização das três roças. Hélio Jorge declarou ainda que a operação em Cafarnaum e em Canarana também resultou na quebra da estrutura financeira da quadrilha, que além de perder toda a produção de maconha, teve os equipamentos para plantio e colheita e as propriedades rurais apreendidos.


fonte: PoliticosdoSuldaBahia