A Prefeitura de Ilhéus firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para formar e capacitar profissionais para atuar em indústrias. As aulas gratuitas serão ministradas a partir de março, na sede da unidade, localizada na Avenida Ferroviária, 315, bairro do Iguape.
Já a Secretaria de Assistência Social e Trabalho será a responsável em cadastrar pessoas com idade mínima de 16 anos. Estes foram alguns pontos definidos entre o prefeito Newton Lima, o gerente do núcleo do Senai de Ilhéus, Jurandir Hendler da Luz, e o secretário Ari Santos Silva.
Com duração de três meses – 240 horas-aula –, serão oferecidos cursos de mecânico de manutenção em máquinas industriais, eletricista industrial, eletricista industrial-predial de baixa tensão, instalador e reparador de linhas e sistemas de telefonia, carpinteiro de obras, pintor de obras, encanador instalador predial, pedreiro de alvenaria, operador de máquinas de construção civil, auxiliar de confeitaria, marceneiro e mecânico de manutenção de freios, suspensão e direção automotiva.
Durante sua explanação, o gerente da unidade do SenaI afirmou que nesta etapa deverão ser disponibilizadas 40 vagas para cada curso e não existe idade-limite para os participantes. A proposta é cadastrar 1.200 pessoas e posteriormente, selecionar 120 inscritos que serão preenchidos nos pré-requisitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.
Nos próximos dias, técnicos da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e do Senai vão definir algumas questões relacionados aos cursos, a exemplo de dia, hora e local da inscrição, assim como documentos requisitados.
fonte: RadarNoticias
