De acordo com Reinaldo Macêdo, residente há 22 anos no bairro, a instalação da primeira Unidade de Saúde da Família resgata a dignidade dos moradores, que não tinham muitas alternativas de acesso à saúde pública, apesar de existir um espaço alugado para atendimento. “O sofrimento era muito grande, pois a gente tinha que aventurar uma consulta no bairro Lomanto. Com a inauguração de nossa unidade, a situação fica bem melhor”, comemorou o morador.
O presidente da Associação de Moradores do Manoel Leão, Érick Melo, revelou que o único posto existente no bairro funcionava em um imóvel alugado sem uma estrutura adequada para atender os pacientes. Agora, com a USF no bairro, o representante comunitário acredita em dias melhores. “É uma vitória grande para a comunidade que vinha sofrendo há muito tempo”, revelou.
Investimento
A primeira Unidade de Saúde da Família Manoel Leão é a segunda unidade a ser inaugurada pelo governo Azevedo. O investimento, em torno de R$ 200 mil, é proveniente de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Félix Mendonça. No local, estará trabalhando uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, três agentes comunitários de saúde, dois auxiliares administrativos e uma administradora.
A USF irá realizar atendimentos médicos em geral, voltados para os programas de saúde da mulher, da criança e do adolescente, além de atenção ao Hiperdia (hipertenção e diabete). O local possui estrutura destinada para sala de vacinas e uma farmácia básica, com remédios gratuitos para a comunidade.
fonte: RadarNoticias
