"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Geraldo Simões destaca atuação de Wagner para mediar acordo entre índios e produtores

Foto: Divulgação

O deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) registrou em pronunciamento no Congresso Nacional, o empenho do governador da Bahia Jaques Wagner, que adotou medidas para intermediar o conflito de invasão de terras na região de Itaju do Colônia, no Sul do Estado. O governador acionou o Ministério da Justiça e homens da Polícia Federal estão na área de conflito. O Governo do Estado enviou ainda policiais militares para garantir a segurança na região.  A Presidência da República também já foi informada da situação, através do Ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência.
De acordo com Simões, “Jaques Wagner está empenhado em agilizar o processo que está em trâmite no Supremo Tribunal Federal, que pode decidir o fim do conflito no local”. A disputa pela posse de terras na região de Camacan, Pau Brasil e Itaju do Colonia, no Sul da Bahia, já dura várias anos e produziu inúmeras vitimas. “Os índios já ocupam oficialmente 13 mil hectares de terras, mas reivindicam uma área maior. Por outro lado, produtores ocupam suas terras de maneira legal,  respaldados por uma decisão do governo estadual, concedida décadas atrás”,  ressaltou.
“Acreditamos que o Superior Tribunal Federal encontrará uma maneira de garantir o direito dos índios, sem penalizar os produtores, que também tiram seu sustento da terra”, disse o deputado. Para ele, “o melhor caminho para evitar o agravamento do conflito é o diálogo e nesse sentido temos trabalhado junto com o governador Jaques Wagner para que índios e produtores possam conviver de forma pacífica e harmoniosa no Sul da Bahia”. 

fonte: RadarNoticias