"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SALA DE AULA NO SERVIÇO DE HEMODIÁLISE DA SANTA CASA DE ITABUNA

O Serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna há mais de dois anos identificou a demanda e viabilizou a realização de um programa educacional para letramento de seus pacientes. Cumprindo a rotina de tratamento no qual se submetem à máquina dialisadora por quatro horas ininterruptas, três vezes por semana, os usuários do serviço utilizam agora o tempo ocioso para realizar sonhos: aprender a ler, assinar o próprio nome, escrever pequenas mensagens para familiares.

Para desenvolver o Programa de Letramento dos pacientes em programa de hemodiálise, a assistente social do Serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Itabuna, Thaíse Barreto, buscou e conseguiu parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

“O curso de alfabetização fora de sala de aula, neste caso em ambiente hospitalar, é uma parceria com o Programa BB Educar, que garante a contratação da educadora e todo material escolar para os alunos/pacientes”, detalhou a assistente social.

Ainda sobre a execução do Programa no Serviço de Hemodiálise, os planos de aula são desenvolvidos de forma individualizada, respeitando a dinâmica de aprendizagem e acompanhando o quadro clínico de cada paciente. As aulas são individuais e realizadas durante o período que o paciente está na máquina, quando são promovidas orientações, tiram-se dúvidas, aplicam-se tarefas para casa, como em qualquer curso regular.

A assistente social Thaíse Barreto fala ainda sobre os benefícios diretamente atribuídos à execução do programa. “Notamos uma elevação da autoestima dos pacientes, que passam a escrever o próprio nome, ao invés de sujar e colocar o dedo como certificação digital, além de já conseguir realizar leituras simples, facilitando a qualidade do próprio tratamento ao qual está submetido”, declarou Thaíse.


fonte: PoliticosdoSuldaBahia