"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

sexta-feira, 30 de março de 2012

Programação: Procissão de Ramos inicia Semana Santa em Itabuna





As celebrações da Semana Santa em Itabuna serão iniciadas oficialmente neste domingo (1º) com a Solenidade da Bênção e Procissão de Ramos presidida pelo bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula. A concentração dos fiéis será no Santuário Santo Antônio, na Avenida do Cinquentenário, às 7 horas, de onde sairá a Procissão em direção à Igreja Catedral de São José.
Também no domingo, os fiéis poderão participar da Missa e Bênção de Ramos na Catedral, às 9h30min (Missa com as Crianças) e às 18 horas. As solenidades terão sequência na segunda, terça-feira, com celebração da Santa Missa às 18 horas. Ainda na terça-feira, após a Missa, os alunos da Escola Sagrado Coração encenarão a Via-Sacra.
De acordo com a programação oficial, na quarta-feira (4), haverá Missa e Unção dos Enfermos, às 9h. À tarde, às 17h, acontece a meditação da Via-Sacra e Missa às 18 horas. O atendimento de confissões será feita na segunda, terça e quarta-feira, a partir das 15h e às 19h, após a Missa.
Santos Óleos
Uma das solenidades mais marcantes da Semana Santa acontece na quinta-feira (5), com a Solene Concelebração Eucarística da Unidade do Presbitério e da Sagração dos Santos Óleos, às 9h, na Igreja Catedral. Nesta celebração, estarão reunidos, junto ao bispo Dom Ceslau Stanula, todos os sacerdotes, religiosos e religiosas espalhados por 32 paróquias e 20 municípios que integram a Diocese itabunense.
Na liturgia, acontecem a renovação dos votos sacerdotais, quando os padres atualizam as promessas de obediência e castidade à Igreja, representada na pessoa do bispo diocesano, e a consagração dos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, utilizados pela Igreja na administração dos sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos, da Crisma e da Ordem (ordenações sacerdotais).
Tríduo Pascal
 Ao cair da tarde da quinta-feira Santa, em todas as igrejas paróquias da Diocese, terá inicio a celebração do Tríduo Pascal, que antecede a Festa da Ressurreição do Senhor – Domingo de Páscoa. Na Catedral de São José, a Missa Solene da Ceia do Senhor e do Lava-Pés está marcada para as 18 horas e será presidida pelo bispo Dom Ceslau. Nesta liturgia, os fiéis católicos relembram a instituição da Eucaristia, do Mandamento Novo e o gesto de Jesus Cristo de lavar os pés aos seus discípulos.
Após a Missa, a comunidade católica inicia o primeiro momento da vigília de adoração até a 00h. A partir deste horário, a Juventude Missionária conduzirá a vigília até às 7 horas da Sexta-Feira Santa (6), quando farão a meditação da Via-Sacra.
Na Sexta-Feira Santa - único dia em que a Igreja não celebra Missa em nenhum lugar do mundo - a programação estará concentrada na Celebração da Paixão e Morte do Senhor, com a liturgia da palavra, oração universal, adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Eucaristia. Na Catedral diocesana, o ato litúrgico começará às 16 horas. Em seguida, precisamente às 18 horas, os fieis participam da Procissão do Senhor Morto.
Este ano, a programação será enriquecida com a encenação do Alto da Paixão produzida pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), cuja apresentação será iniciada na Praça Otávio Mangabeira e, de forma itinerante, seguirá até a Praça Laura Conceição, em frente à Catedral. 
Vigília Pascal
Encerrando o Tríduo Pascal, no Sábado Santo (7), após um dia dedicado ao silêncio e a contemplação, os católicos se reúnem em torno de uma fogueira do lado de fora da igreja para iniciar a Vigília Pascal. Essa é a celebração mais importante da Igreja por celebrar a vitória de Jesus sobre a morte. A celebração é dividida nas seguintes partes – benção do fogo novo, acendimento do Círio Pascal (simbolizando o Cristo Ressuscitado), liturgia da palavra, benção da água batismal e liturgia eucarística. Na Catedral de São José a Vigília começa às 20 horas.
As comemorações da Semana Santa serão encerradas no Domingo de Páscoa (8), com a celebração de três Missas Solenes – às 7h, às 9h30min (com as crianças) e às 18h. Em Itabuna, além da Catedral de São José, outras 13 paróquias devolveram atos litúrgicos da Semana Santa.

fonte: RadarNoticias