"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Intercâmbio: Bélgica disponibiliza três mil vagas para estudantes brasileiros

Foto: Divulgação

 O Embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, em visita realizada na quinta-feira (5) ao Governo da Bahia, anunciou que o seu país disponibilizou três mil vagas em Instituições de Ensino Superior para estudantes universitários brasileiros, que podem inscrever-se até o dia 30 de abril para concorrer às bolsas de estudo do Programa Ciência Sem Fronteiras.
 
Recebido pelo secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, e pelo chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Paulo Pontes, Misson informou que o intercâmbio contará com o apoio do Conseil interuniversitaire de la Communauté française de Belgique (CIUF).
 
O Programa Ciência Sem Fronteiras é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, vinculados, respectivamente, ao Ministério da Educação – MEC e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. O propósito do Programa, que prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos, é promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
 
Fernando Schmidt ressaltou a importância de convênios dessa natureza, que permitem que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior e mantenham contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Por outro lado, afirmou o secretário, esse intercâmbio promove a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior.
 
Entre as áreas prioritárias de estudo e/ou estágio na Bélgica no Programa Ciência sem Fronteiras, estão Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Ciências do Mar; Indústria Criativa. 


fonte: RadarNoticias