"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

terça-feira, 22 de maio de 2012

Itabuna: FTC inicia comemorações do centenário de Jorge Amado



Foto: Reprodução Internet

 Apresentações teatrais, varal de poesias, cordel, linguagem corporal/dança, culinária e cultura baiana. É assim que estudantes dos cursos de Direito, Nutrição, Fisioterapia e Sistemas de Informação da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna realizam nesta quinta-feira (24), o Projeto Leituras e Releituras do Amado Jorge, iniciando as atividades organizadas pela Instituição em comemoração ao centenário de nascimento do mais ilustre escritor baiano e itabunense, Jorge Amado.
O projeto, que vem sendo trabalhado desde o início deste semestre, é desenvolvido através das disciplinas de Língua Portuguesa, Linguagem e Produção de Texto, Cidadania e Interculturalismo. As apresentações acontecerão no auditório da FTC, a partir das 18 horas. Além dos estudantes da Faculdade, os organizadores esperam reunir alunos de outras instituições de ensino e representantes do segmento cultural.
Segundo a professora Gilsária Teixeira, coordenadora do projeto, ao propor as Leituras e Releituras das obras de um dos escritores mais conhecidos de todos os tempos, a Faculdade quis não somente comemorar o centenário de Jorge Amado, mas também propor uma reflexão sobre os diversos contextos abordados nos seus livros. Ela cita como exemplos, a exploração da mão de obra baiana e a crítica o social, contida no livro Capitães de Areia.
Ao justificar a importância da proposta para a construção do conhecimento no universo acadêmico, a professora ressalta que Jorge Amado imprimiu um recorte particular à produção literária de sua geração, marcada pelo estudo das relações humanas que levaram à constituição do perfil multicultural e multirracial que caracteriza o povo brasileiro. “Por esta razão, faz-se necessário proporcionarmos ao discentes o prazer de ler e reverenciar esse grande mestre da literatura”, elucida Gilsária Teixeira.

fonte: RadarNoticias