"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

terça-feira, 29 de maio de 2012

Itabuna: Governo implanta centro para população de rua em Itabuna



Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itabuna está implantando o projeto do Centro Pop de Referência Especializado para População em Situação de Rua. A ação, que em Itabuna ganhou o slogan “De volta para casa”, é do Governo Federal e visa acolher e prestar assistência a pessoas vulneráveis que vivem nas ruas. O passo inicial será a elaboração de um diagnóstico socioterritorial que foi iniciado nesta terça-feira (29).
O trabalho é realizado por uma equipe de 14 pessoas, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) com o envolvimento do Creas e Departamento da Juventude. Antes do diagnóstico, o secretário de Assistência Social, Acles Dantas, reuniu-se com a equipe na sede do Creas para falar da importância do programa e do papel que cada um deverá desempenhar.
A pesquisa quer saber detalhes que começam com a identificação pessoal, a posse ou não de documentos, a família, origem e a renda, dados sobre doenças, o porquê de ter chegado às ruas, entre outras informações.
De posse desses dados, serão implementadas ações envolvendo uma equipe multidisciplinar com psicólogos, educadores, que vão orientar os assistidos sobre os direitos de cada um, como alimentação, moradia, saúde e educação.        
“Para a equipe de pesquisadores, é um trabalho difícil que exige muita sensibilidade, humildade, compreensão e um bom coração, pois se trata de pessoas vulneráveis”, observa Dantas. Segundo o secretário, embora difícil, o trabalho é gratificante.  
O Centro de Referência para a População em Situação de Rua terá uma casa de acolhimento para atender seu público-alvo temporariamente, até sua reinserção à família e, consequentemente, à sociedade.

fonte: RadarNoticias