"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PIS: Mais de 50 mil baianos ainda não sacaram abono salarial



Foto: Reprodução/internet

A Caixa Econômica Federal já pagou R$ 9,6 bilhões em benefícios do PIS (Programa de Integração Social) a mais de 29 milhões de trabalhadores. O prazo para saque, tanto do abono salarial quanto dos rendimentos e quotas do PIS, referentes ao calendário 2011, se encerra no próximo dia 29 de junho. Desde o início do calendário, em agosto do ano passado, o abono salarial foi retirado por 16,7 milhões de trabalhadores, o que corresponde a 95% destes benefícios identificados para o período. 870 mil abonos salariais não foram retirados e, caso o trabalhador perca o prazo, o recurso é devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). 
Já os rendimentos do PIS foram sacados por 13,1 milhões de trabalhadores, valor que corresponde a 47,4% dos benefícios identificados. Os valores de rendimentos não retirados são automaticamente incorporados ao saldo de quotas, que podem ser sacadas nos casos previstos em lei. Os trabalhadores que já sacaram o abono salarial em 2011 farão jus a novo benefício a partir de agosto de 2012, desde que continuem atendendo aos requisitos do Programa. 
Quem tem direito
Abono Salarial - Trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP, até 2006, que tenham trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2010, com carteira assinada por empresa e que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais. O valor do abono salarial atual é de até R$ 622,00. Rendimentos do PIS - Tem direito ao saque, o trabalhador que foi cadastrado no PIS/PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo de Quotas do PIS. O pagamento segue o mesmo calendário do Abono Salarial. Quotas do PIS - É permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa com deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos, a qualquer tempo, em uma agência da CAIXA.

Como sacar
Os beneficiários que ainda não sacaram o benefício podem consultar e esclarecer dúvidas pelo telefone 0800 726 0101 ou no pelo site da CAIXA, opções: "Você - Serviços Sociais - PIS - Consulta o Pagamento". Também é possível receber informações sobre o benefício via celular. O cadastramento também é feito pelo site, opções: "Você - Produtos e Serviços - CAIXA Celular". 
Os trabalhadores podem retirar o abono salarial com o Cartão do Cidadão e a senha, nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui, inclusive em finais de semana. Quem não tem o Cartão, deve procurar uma agência da CAIXA, levando documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS. 

fonte: RadarNoticias