

Indignado com os constrangimentos que tem passado quando necessita usar um transporte coletivo em Itabuna, o cadeirante Bruno Santana que mora do bairro Califórnia, enviou para o Radar Notícias relatos do seu dia a dia e fotos de alguns ônibus que circulam pela cidade.
De acordo com a denúncia, o itabunense pretendia ir para o centro da cidade, mas para realizar este simples percurso teve que pegar três coletivos, pois os elevadores dos veículos estavam com defeito. “Passou o ônibus 849, o elevador subiu normalmente, mas depois não conseguiu descer”, lembrou. Ele contou ainda que os ônibus de número 1016 e 841, da empresa São Miguel, também estavam com o elevador quebrado.
No caso específico do veículo cujo elevador não desceu, a dificuldade com a acessibilidade não aconteceu só com Bruno. Como o veículo tinha apenas duas portas, uma do elevador e outra com escada (porta da frente), e o elevador não funcionou quando os passageiros queriam sair do veículo, alguns usuários tiveram que pular a catraca para descer pela porta da frente. “No ônibus tinha pessoas idosas e uma mulher operada que estava no fundo do carro, mas mesmo assim elas tiveram que pular a catraca para sair do veículo”, contou.
Bruno lembrou ainda que o veículo ficou parado na porta de um mercado na avenida Juracy Magalhães por mais de meia hora. “Como o socorro da empresa estava demorando, o motorista e mais três pessoas me tiraram do transporte”, disse. Questionado se já entrou em contato com a empresa São Miguel, o itabunense argumentou que já informou da precariedade dos veículos e dos problemas ocasionados. “A empresa disse que mandou consertar o elevador, mas sempre eles quebram”.
Bruno ressalta que esse problema acontece com todas as empresas de ônibus de Itabuna e que todas estão cientes da situação. O Radar Notícias entrou em contato com a São Miguel, mas os responsáveis para falar sobre o assunto - o chefe de tráfego e o gerente da empresa - não se encontravam no local.

