"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Hospital São Lucas detecta primeiro paciente para doação de órgãos na região


 Na manhã desta quarta-feira (31), uma equipe da Central de Transplantes da Bahia está em Itabuna realizando a primeira retirada de órgãos e tecidos humanos para fins de transplantes. A partir de uma recente capacitação realizada e da instalação de um núcleo da Organização de Procura de Órgãos (OPO) na cidade, o Hospital São Lucas da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna identificou a primeira paciente com potencial para doação, desencadeando o processo de notificação, registros e cumprimento de protocolos exigidos no procedimento.
De acordo com a enfermeira do Hospital São Lucas, Janaina Andrade, que identificou e notificou a paciente com potencial para doação, a confirmação do diagnóstico de morte encefálica e a agilidade nos procedimentos foram determinantes. “A paciente deu entrada na noite do domingo (28) e, já na segunda-feira, através de tomografia, foi confirmado o quadro de morte encefálica, tendo início o trabalho da OPO junto à família e na execução dos testes exigidos no protocolo de transplantes de órgãos e tecidos, confirmando o potencial para doação”, declarou Janaina.
De acordo com a enfermeira plantonista da OPO instalada no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, Adriana, dois médicos e um instrumentador cirúrgico realizam o procedimento de retirada dos órgãos e tecidos que devem seguir para transplante. Ainda segundo ela, somente ao fim do procedimento serão informados a quantidade e quais órgãos estão aptos para doação.      
Ainda segundo a enfermeira Janaina Andrade, registrada a solidariedade à família que autorizou a doação de órgãos, o trabalho da equipe do Hospital São Lucas é motivo de orgulho para toda a região. "Ter sido protagonista deste procediemnto pioneiro em nossa região com alto potencial para salvar e melhorar vidas deixa a todos da equipe do Hospital São Lucas cheios de orgulho", declarou Janaina.
Sobre a OPOA, é um órgão executivo da Comissão Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos. Suas atividades estão estabelecidas em observância à legislação vigente sobre transplantes de órgãos e tecidos do corpo humano (vivo ou morto), com fins terapêuticos e científicos. A OPO tem como objetivo exercer atividades de identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos. A atuação da OPO é designada pela Secretaria de Estado da Saúde (Central de Transplantes). A obtenção de órgãos e tecidos para transplante no Brasil é normatizada pela Lei 9.434/97, conhecida como Lei dos Transplantes, que trata das questões legais relacionadas à remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento, entre outros.