O Memorial Adonias Filho foi inaugurado em Itajuípe na quarta-feira (3). De acordo com o prefeito local Marcos Dantas, esta obra marca “uma data histórica para o município”. Cerca de 300 pessoas participaram do evento cuja abertura aconteceu na Praça Adonias Filho, às 18h, local onde o escritor, membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) tem um busto em bronze. Esta homenagem foi feita quando Adonias Filho ainda era vivo, em 1985.
Realização - Realizado pela Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais – Abará em parceria com a Prefeitura de Itajuípe o Memorial Adonias Filho é produto de um convênio entre a Abará e o Governo do Estado da Bahia, por intermédio das Secretarias de Cultura e da Fazenda – Fundo de Cultura da Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, atendendo ao Edital 01/2009 – Preservação, Dinamização e Difusão dos Acervos pertencentes a instituições museais privadas e comunitárias no Estado da Bahia.
Visitação - Mantido pela Prefeitura Municipal de Itajuípe, o Memorial disporá de três funcionários atendendo nos dois turnos, de segunda a sexta-feira. Regionalmente atenderá à demanda de visitantes e pesquisadores das cidades circunvizinhas, além de disponibilizar informações de eventos no site www.adoniasfilho.com.br.
Outras atividades - O espaço do Memorial também será utilizado para pequenas palestras e cursos ligados às políticas públicas culturais do município, integradas às diretrizes do Território de Cidadania Litoral Sul da Bahia, onde está inserido
