"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Santa Casa de Itabuna promove curso sobre Hematologia

A Escola Técnica em Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realiza neste mês de outubro o Curso de Hematologia Clínica e Hemotransfusão. Com metodologia inovadora de ensino baseada em problemas - PBL (Problem Based Learning) -, o curso oferecerá aos profissionais da área de saúde e/ou estudantes informações teórico-prático para atualização sobre hematologia clínica e hemotransfusão. A ação é apoiada pela provedoria da instituição e pelo Plansul.
 
De acordo com a programação, nos dias 1º e 2 de outubro (sábado e domingo) serão abordados os temas Anatomofisiologia e Histologia do Sistema Hematopoético, com destaque para Órgãos Hemolíticos, Células Sanguíneas Periféricas, Sistema ABO, e Fator Rh; Hemograma Completo: Eritrograma, Leucograma, Plaquetograma; e Coleta de Sangue, com destaque para Venoso, arterial e capilar, Hemocultura, Teste do pezinho, Coagulograma.

Seguindo a programação, para os dias 8 e 9 será ministrado o tema História da Transfusão Sanguínea, com detalhamento sobre a Hemorrede, Tipos de Transfusão, Indicações a transfusão, Procedimento hemoterápico, Reações Transfusionais, Questões Éticas. Para os dias 15 e 16 de outubro serão abordados os temas Medula Óssea – Mielograma; Leucemias; Síndromes Mieloproliferativas; e Linfomas.
O curso será realizado sempre aos sábados e domingos, das 8 às 19 horas, tendo como palestrantes o professor Pedro Campos (Mestre do Programa de Pós-Graduação de Biologia e Biotecnologia de Microorganismos Especialista em Citopatologia Vaginal, Mamária e Cavitárias; Biomédico - Analista Clínico); a professora Ana Paula Mariano (Farmacêutica, e graduada e Graduada em Análises Clínicas e Saúde Pública; Especialista em hematologia clínica; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; Doutorado em andamento em Ciências pela USP); e a enfermeira Maria José (Especialista em Enfermagem do Trabalho, Enfermeira do Banco de Sangue da SCMI).

O curso terá carga horária total de 92 horas e o valor da inscrição é R$150,00. Mais informações na própria Escola Técnica em Saúde ou pelo telefone (73) 3214-4350 e 3214-4361.