"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vigilância a Saúde apresenta Plano de Contingência contra a dengue

Durante uma reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizada no Sesp esta semana, o Departamento de Vigilância a Saúde apresentou o Plano de Contingência de combate a Dengue em Itabuna– 2011/2012, com a notificação dos casos da doença no município e as iniciativas para o trabalho de prevenção no próximo ano.
De acordo com o diretor do departamento, Florentino Souza Filho, desde o mês de janeiro até o momento não foi registrado nenhuma epidemia de dengue na cidade. Neste período foram notificados 310 casos oficiais, três por Dengues com Complicações e seis por Febre Hemorrágica da Dengue, que evoluíram para a cura, não gerando nenhum óbito. Os demais casos registrados foram de dengue clássica, com sintomas comuns de mal estar.
 
Para o ano de 2012, o Plano de Contingência exibido ao conselho consiste em preparar toda a infraestrutura da Atenção Básica para atender os pacientes com os sintomas da doença. “A ideia é que toda a Atenção Básica esteja preparada com profissionais e materiais para não sobrecarregar a Atenção Secundária (Centros de Referências) e Terceária (Rede Hospitalar)”, frisou Florentino Souza.
 
Durante o encontro, foram apresentadas possíveis decisões e alternativas a serem tomadas em uma eventual entrada de um sorotipo diferente, já que segundo o diretor do departamento, o município foi contaminado pelos vírus dos tipos 1 e 2, enquanto os sorotipos 3 e 4 não foram registradas a circulação.