"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Audiência Pública do Porto Sul reuniu 3.700 pessoas

Foto: Divulgação

Cerca de 3.700 de três mil pessoas de vinte municípios do sul baiano participaram, no final de semana, da audiência pública sobre o Porto Sul, promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), no Centro de Convenções de Ilhéus. O objetivo do encontro foi  esclarecer os questionamentos dos que ainda têm alguma dúvida sobre o projeto.
Antônio Silva de Souza, 48 anos, de Ilhéus, mora na região da Lagoa Encantada, em uma comunidade onde cerca de cem famílias vivem da pesca. Ele está satisfeito com o andamento do projeto de implantação do Porto Sul como alternativa para a economia local. “Eu acho que vai melhorar bastante para a gente porque a pescaria está devagar. Nós precisamos de empregos e isso será uma grande coisa para a gente”.

O cabeleireiro José Alexandre Caldas, 31 anos, foi com os companheiros da igreja que frequenta em Itabuna participar da audiência. Casado e com três filhos, ele também aposta nas oportunidades de emprego e renda que o equipamento vai gerar. “Eu penso que com esta implantação do Porto Sul aqui na cidade, vão melhorar as condições financeiras e vai ajudar no crescimento dos meus filhos. Seria um privilégio para a cidade ter algo deste porte, que vai alavancar a região”.

Economia
O presidente da Bahia Mineração (Bamin), José Francisco Ribeiro, avalia que, para uma empresa como a que preside, voltada para a exportação, um porto é essencial. “Mas, o benefício de uma logística dessas começa lá em Tocantins, passa pelo oeste baiano, onde há uma grande produção de grãos, pela região de Caetité, onde a mineração é forte, e chega até Ilhéus”.

De acordo com o projeto, no oitavo ano de operação, o porto vai escoar 66 milhões de toneladas/ano de produtos como soja, milho, algodão, minério, carvão, etanol e fertilizantes. “Isso é um caminho que está sendo aberto para uma população enorme de brasileiros”, afirma Ribeiro. 

fonte: RadarNoticias