"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Itabuna é campeã em mortalidade infantil e vice em homicídios

Foto: Sport News

A revista Veja publicou no domingo (30), na categoria especial Cidades (As melhores e as piores), dados negativos sobre Itabuna. Itabuna aparece em primeiro lugar entre as cidades brasileiras com piores investimentos em Saúde, possuindo o maior índice de mortalidade infantil do país. No quesito homicídio, Itabuna ficou em segundo lugar.
A matéria sobre a mortalidade infantil em Itabuna leva o título “Triste Bahia” e é destacado o fato de que a maternidade pública da cidade, a Ester Gomes (popularmente conhecida como Maternidade da Mãe Pobre), não possui UTI Infantil. "Apenas a rede particular oferece o serviço - e, ainda assim, há apenas sete vagas. "Os retratos dos partos realizados na Maternidade Ester Gomes parecem ter saído das obscuras xilogravuras do artista suiço Jost Amman, da Idade Média", segundo trecho da revista. Além da campeã em mortalidade infantil, outras 106 cidades foram pesquisadas.
A publicação traz ainda os dados de 2009, época em que foram registradas 29,4 mortes em cada 1.000 nascidos vivos. A maternidade Ester Gomes costuma receber pacientes de Itabuna e de 121 cidades vizinhas. "A falta de exames de pré-natal e a realização de partos sem a presença de um pediatra são as principais causas da mortalidade dos recém-nascidos no interior", diz o médico Renato Procianoy, presidente de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Homicídios
Em relação ao posto de segundo lugar no número de homicídios, Itabuna possui  o índice de 113,8 por 100 mil habitantes

fonte: RadarNoticias