"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Itabuna e Ilhéus podem ter epidemia de dengue

Foto: Ilustrativa
A possibilidade de ter uma epidemia de dengue preocupa os itabunenses. Neste ano, na Bahia, quinze pessoas morreram dessa doença, segundo o boletim da Secretaria Estadual da Saúde. Os dados do Ministério da Saúde mostram que Itabuna e Ilhéus estão em situação de alto risco.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 384 municípios já notificaram casos de dengue neste ano. O número representa 92% dos municípios baianos. Em todo o ano passado foram 58 mil casos, com 35 mortes.
Além de Itabuna e Ilhéus, os municípios, com maior índice de infestação do mosquito são Salvador, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas. 
 
De acordo com informações do site G1/Bahia, antes apenas vírus dois e três circulavam na Bahia. Agora há o tipo um, que voltou depois de vinte anos, e o tipo quatro, que apareceu pela primeira vez este ano no estado. O diretor e pesquisados da Fiocruz explica que a chegada de dois novos tipos de vírus deixa a população mais exposta. "Os indivíduos que tiveram uma infecção ao sorotipo 2, 3 e 1 no passado e se infectaram com o sorotipo 4 tem um maior risco de ter dengue hemorrágica”, explica o diretor e pesquisador da Fiocruz, Mitermayer Reis.