"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

sexta-feira, 23 de março de 2012

ITABUNA: UNIME VAI REALIZAR CASAMENTO COLETIVO HOMOAFETIVO

O Núcleo de Estudos Jurídicos Aplicados da Unime de Itabuna (NEJA), vem proporcionando estudos e pesquisas aos alunos do curso de Direito. Com o objetivo de levar à comunidade elementos que possam estimular a reflexão, o mesmo vem discutindo temáticas atuais e de interesse social coletivo.

Em sua décima edição, o Projeto Direito Fora do Quadrado dá continuidade a essa ampliação nos processos de ensino-aprendizagem e de socialização além dos muros da academia. Enfatiza a necessidade dos estudantes de exercitarem suas responsabilidades acadêmicas, procurando preservar e garantir o direito do cidadão ao acesso à Justiça.

O Projeto Direito Fora do Quadrado já teve como tema a realidade dos portadores de deficiências, dos idosos, das mulheres, dos menores infratores, das vítimas de exclusão, dos condutores de veículos dentre outros. Em sua primeira edição em 2012 o objetivo atenderá aos casais homoafetivos que desejem regularizar juridicamente suas relações, com a efetivação legal do casamento ou união estável.

“Os alunos envolvidos nessa proposta serão devidamente orientados para que realizem pesquisas de campo e investigações científicas capazes de subsidiar a realização de um evento histórico: o primeiro casamento homoafetivo coletivo realizado por estudantes de um curso de Direito”, complementou o Promotor Público e professor da instituição, Dr. Inocêncio de Carvalho.

Um dos idealizadores do projeto, o professor Adailson Miranda afirmou que não há dúvidas de que a relevância social, acadêmica e científica do mesmo seja indiscutível. “Enquanto muitos sofrem com a exclusão, com o preconceito, com a discriminação e com o não-reconhecimento de seus direitos, projetos como esse são e serão mais do que simplesmente relevantes: são e serão sempre necessários. Os interessados devem procurar os alunos do segundo semestre de direito noturno”, disse ele.


fonte: PoliticosdoSuldaBahia