"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Itabuna: Minasaço fala sobre descarte de lixo e critica a administração de Itabuna

Foto: Divulgação

Roberto Minasaço, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PP, mostrou sua indignação ao ver Itabuna voltar, mais uma vez, à mídia nacional pelas consequências negativas de uma má administração. Foi ao ar na noite desta quinta-feira (12) uma matéria do Jornal Nacional mostrando o descarte irregular do lixo de Itabuna, que vem sendo feito de forma desordenada, com os dejetos da obra do canal sendo jogados no aeroporto da cidade, desativado há mais de 20 anos.
Segundo Minasaço, a implantação de um aterro sanitário é um dos principais pontos do projeto Progressita para Itabuna. Ele explica que já existe um plano diretor urbano que prevê a criação de um, mas a prefeitura alega falta de recursos para pôr em prática. De acordo com Roberto, metade do valor pago pela prefeitura para a empresa de coleta daria para montar uma estrutura utilizando 15 carros compactadores, contratar funcionários e ainda planejar e executar com responsabilidade a obra do aterro, gerando uma economia de R$ 500 mil por mês aos cofres públicos. “Não se concebe que uma cidade do porte e da relevância de Itabuna não conte com um aterro sanitário, sendo a população submetida a um improviso vergonhoso que se mantém por seguidas administrações municipais, cujo interesse parece ser qualquer um, menos o da população, nesses mais de 23 anos.”, declara o pré-candidato.
Para Minasaço, a solução é exterminar de uma vez por todas a terceirização do serviço, o que provocaria uma redução drástica no valor pago mensalmente à empresa terceirizada, que gira em torno de um milhão de reais por mês. A compra de carros compactadores e o gerenciamento responsável no processo como um todo daria agilidade e eficiência à coleta e processamento. Uma vez implantado o aterro, o pré-candidato pretende ainda criar um programa de reciclagem por meio de associações que serão incentivadas pelo poder público. Isso irá gerar trabalho para a população, dando uma solução lucrativa para o lixo, a exemplo de outras cidades.
De acordo com Roberto, “é lamentável uma equipe do Jornal Nacional expor o mau exemplo que Itabuna está produzindo para toda a região e todo o Brasil. O aeroporto, que poderia ser vetor de desenvolvimento, está sendo tratado como a maioria da cidade, com descaso absoluto”.

fonte: RadarNoticias