"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Qualidade: Educadores iniciam atividades do Pacto pela Educação em Ilhéus

Foto: Divulgação

 A secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, participou na manhã desta quarta-feira (11), no Teatro Municipal de Ilhéus, da abertura da formação do programa Pacto pela Educação, uma iniciativa do Governo do Estado executada em parceria com os municípios, com a finalidade de melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais e municipais em toda a Bahia, promovendo a alfabetização de todas as crianças de até oito anos de idade.
A multiplicadora Regional do Pacto, Ana Valkíria Macêdo, explicou que a meta do Governo do Estado é de que até 2014 todas as crianças com idade de até oito anos sejam alfabetizadas. “Esse compromisso requer o esforço conjunto de todos os educadores e a formação tem um papel fundamental de estreitar esse pacto, que será decisivo para que os educadores possam cumprir, efetivamente, seu papel”. Dos 415 municípios, 329 já aderiram ao Pacto pela Educação.
De acordo com o projeto da Secretaria Estadual da Educação, o programa objetiva a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Para a secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, o índice de analfabetismo na Bahia ainda é considerado alto – 23% – e em Ilhéus esse número é ainda maior entre crianças de 6 a 8 anos, o que vai exigir um empenho ainda mais apurado dos profissionais da educação e de toda a sociedade. “A alfabetização é a base do processo ensino/aprendizagem e o todos devem estar engajados na luta contra o analfabetismo”, ressaltou. Inicialmente, o Pacto pela Educação contemplará 35 das 52 unidades escolares do município e 1.125 dos 3.780 alunos que cursam a 1ª série.
O programa foi implantado em Ilhéus no ano passado, com a realização da capacitação continuada com técnicos, diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal. “Esse ano o programa alcança um novo patamar, já chegando às salas de aula”, explicou Lidiney Campos. Também estiveram presentes à solenidade de abertura a representante da Direc-6, Gilda Porto; a diretora-pedagógica da Secretaria municipal da Educação, Sonaly Pimenta, e a multiplicadora municipal do Pacto, Fabiana Leitão.
Programação
À tarde, o evento prosseguiu na Escola Padre Luiz Palmeiras, no bairro Nova Brasília, onde os profissionais da educação participaram de reflexões teóricas e metodológicas da Proposta para Alfabetizar Letrando; apresentação do material; ações para estimular a criatividade na organização do material didático; apresentação dos instrumentos de acompanhamento e orientações sobre o acompanhamento de formação em sala de aula.
Nesta quinta-feira (12), apenas Supervisores ou Orientadores e Professores do 1º Ano das Escolas Municipal de Educação Infantil do Teotônio Vilela, Basílio, Barra de Itaípe, Iguape, Cantinho do Recreio, Heitor Dias, Professor Osvaldo Ramos, Marianne Eckes, Vovô Isaac, Dom Eduardo, Centro Educativo Fé e Alegria e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) participam do Planejamento da 1ª Etapa (1º mês), das 8 às 17h30min na Escola Padre Luiz Palmeiras.
Na sexta-feira (13), também na Escola Padre Luiz Palmeiras, é a vez dos supervisores ou orientadores e professores do 1º Ano das Escolas Nucleadas de Areia Branca, Aritaguá II, Aritaguá I, Castelo Novo, Banco do Pedro, Inema, Pimenteira, Sambaituba, Olivença, Santo Antônio e do Couto participarem da atividade, no mesmo horário. A segunda etapa da capacitação será encerrada no dia 16, com a participação de supervisores ou orientadores e Professores do 1º Ano das escolas Municipal Pequeno Príncipe, Nelson de Oliveira, Pinóquio, Professor Paulo Freire, Gisélia Soares, Dom Valfredo Tepe, Salobrinho, Pequeno Davi, Vila Nazaré, Barão de Macaúbas e Batista Memorial. 

fonte: RadarNoticias