"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Itabuna: Programação cultural marca o Dia Mundial da Doença Falciforme



Foto:

O Centro de Referência em Doença Falciforme de Itabuna (Cerdofi), promoverá, na próxima terça-feira (19), das 12 às 17 horas, em sua sede na rua Miguel Calmon, nº 95, centro, uma campanha educativa e atividades diversas como parte das comemorações do Dia Mundial da Doença Falciforme, com  oficinas,  e apresentações culturais voltadas para a informação e entretenimento dos portadores da doença e de seus familiares.
Em Itabuna o Cerdofi atende a 457 pacientes que são acompanhados constantemente pela equipe médica multidisciplinar da unidade e, na Bahia, o número de pacientes que nascem com esta patologia é de um para cada 600 nascidos vivos.
Segundo Michele Menezes Souza, coordenadora no centro de referência, a missão do Cerdofi é diagnosticar precocemente a anemia falciforme reduzindo a morbi-mortalidade pela doença, melhorando a longevidade e qualidade de vida desses pacientes.
Ela informa ainda, que os participantes das atividades do Dia Mundial da Doença Falciforme receberão alimentação e kits com utensílios para ajudar no tratamento da doença. O trabalho, que mobilizará toda equipe de saúde integrada por hematologistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicopedagogas, assistentes sociais, educadora física, pneumologista, neuropediatra e fisioterapeuta, promoverá também a atualização do cartão de vacinas básicas para as crianças.
O que é
A doença falciforme é uma das patologias genéticas mais comuns em nossa população, e apresenta, já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas que devem ser observadas. De origem africana, seu surgimento é atribuído ao processo de seleção genética que protegeu a população da malária.
No Brasil, desde o período do império, a doença foi trazida pelos escravos - por este motivo ela é mais frequente onde a influência dos escravos foi maior, especialmente no Nordeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Hoje, devido à grande miscigenação da nossa população, ela pode ser encontrada em todos os segmentos raciais do Brasil.
A principal característica da doença é fazer com que as hemácias (células do sangue) nascidas defeituosas se adaptem as paredes dos vasos sanguíneos, obstruindo-os e dificultando a circulação do sangue, levando o paciente a uma crise de extrema dor. Daí a importância de seu diagnóstico precoce através do teste do pezinho, realizado no quinto dia de vida do recém-nascido, bem como do tratamento adequado e do acompanhamento especializado.

fonte: RadarNoticias