"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Itabuna: Vigilância Epidemiológica intensifica ações contra a dengue



Foto: Divulgação

 A Vigilância Epidemiológica de Itabuna volta a alertar a comunidade para que redobre a atenção no que diz respeito a possíveis focos de dengue em suas residências. A preocupação se deve ao fato de que, mesmo com a regularidade das ações de controle, com aplicações de larvicida nos imóveis, o índice de infestação ainda é preocupante.
De acordo com a Vigilância, cerca de 90% dos focos de dengue são localizados em quintais, pátios e terraços de residências, em reservatórios de água destampados, garrafas, tampas, latas e até em cascas de ovos e frutas. “Portanto, todo cuidado é pouco e cada morador tem a obrigação, consigo mesmo e com seus familiares e vizinhos, de dar destinação correta a esses objetos e não armazenar água parada de modo errado”, orienta Clodoaldo Santos de Oliveira, que atua como supervisor de combate a endemias.
 A Vigilância está intensificando as visitas às áreas com maior incidência de casos de dengue, num trabalho com o objetivo de reduzir drasticamente os índices de infestação e apelar à comunidade para que evite os hábitos que favorecem o surgimento de focos. “Vale ressaltar que nenhum descuido é permitido e é preciso observar, inclusive, se o tanque tem um tampa apropriada, pois se ela tiver ondulações, permite que o mosquito entre e deposite suas larvas”, adverte.
O supervisor lamenta que muitos moradores não sigam a orientação dos agentes. “Infelizmente, apesar das informações que passamos, alguns continuam com as posturas erradas, a exemplo de deixar vasilhames com água parada para conservar plantas dentro de casa e garrafas destampadas e áreas abertas”, frisa.

fonte: RadarNoticias