"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" Salmos:40,4

►PESQUISAR

terça-feira, 12 de junho de 2012

Itabuna: Presidente da Amurc defende a sustentabilidade do cacau em seminário



Foto:

Durante o seminário: “Logística do Cacau – Da Literatura de Jorge para a Sobrevivência Empresarial”, realizado na semana passada pelo curso de Administração da Unime – Itabuna, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), Cláudio Dourado fez um breve histórico do cacau e destacou o desenvolvimento sustentável do fruto na região.
O evento contou com a participação dos alunos do 8ª semestre de Administração da Unime, o diretor-geral da instituição Luiz Alfredo Omena, o representante da secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Fontes Júnior, o coordenador do curso de Administração Ari Melo Mariano, o professor e coordenador do seminário, Yukio Takada e a gerente de compras da Delfi Cacau, Alba Regina.
Como parte da programação os graduandos em Administração apresentaram a logística de algumas fazendas da região Sul da Bahia, que ainda vivem da renda gerada pelo cacau, apesar da queda na produção por conta da vassoura de bruxa. Nesse contexto, foi apresentado o fluxo desde a produção, colheita, armazenamento, atravessador, transporte, industrialização até o seu consumo.
Na palestra magna sobre o “Desenvolvimento da Região Cacaueira”, Cláudio Dourado pontuou o apoio da Amurc para as ações desenvolvidas em prol do crescimento da lavoura cacaueira a partir de um desenvolvimento sustentável. “Através do projeto Cabruca tem-se fortalecido a ideia de produção do cacau preservando a Mata Atlântica. Além disso, o cacau tem contribuído para a formação de um novo segmento econômico, como o turismo ecológico”.

fonte: RadarNoticias